Projeto Butiá
Inovando com frutas nativas como butiá, guabiroba e guabiju
O Butiá é uma palmeira nativa da América do Sul, com diversas espécies presentes em países como Brasil, Argentina e Paraguai. É encontrada em regiões ao sul do Brasil.
Seus frutos são pequenos, de coloração alaranjada e polpa saborosa. O butiá ainda é subexplorado comercialmente.
Visando mudar esse cenário, a Clarion Alimentos firmou parceria com a FEPAGRO e os pesquisadores Gilson Schlindwein, biólogo, doutor em Ecologia Vegetal e Adilson Tonietto, Eng. Agrônomo, doutor em Fruticultura, e em um projeto de melhoramento do butiá.
O Butiá Odorata Gigante tem rendimento de 75% de suco e contém cerca de 12,1% de índice de açúcar (em comparação aos tradicionais que contém até 10%). A utilização desta variedade pode gerar novas formas de utilização proporcionando oportunidade de geração de renda.
Variedades
O Butiá pertence ao gênero Butia, que reúne cerca de 9 espécies nativas da América do Sul. No Brasil, as principais são o Butia odorata, Butia catarinensis, Butia eriospatha e Butia capitata.
O Butia odorata, conhecido como coqueiro-de-cheiro, apresenta frutos pequenos, de casca fina, polpa macia, suculenta e aroma intenso. É a espécie com maior potencial para industrialização devido à facilidade de processamento.
Cultura
As mudas são produzidas a partir de matrizes mantidas em seus locais de ocorrência natural, para preservar a integridade das plantas e evitar a extinção da espécie.
O processo envolve coleta de sementes, extração e beneficiamento, para então serem levadas para o viveiro e produzidas as mudas selecionadas.
Todo o processo é rigorosamente controlado para garantir a procedência das mudas e as propriedades desejadas na nova variedade.
Butiá Odorata Gigante
Com essa iniciativa, será possível cultivar o Butia Odorata Gigante para obter uma matéria-prima de excelência, muito superior às variedades extrativistas.
Isso permitirá a Clarion desenvolver produtos inovadores à base de butiá, como licores, ampliando seu portfólio para além da cachaça, como licores, sucos e polpa para sorvetes.
O Butiá tem grande potencial ainda inexplorado. O projeto representa mais um marco na trajetória da Clarion em aliar tradição e inovação por meio de ativos regionais.
Reforça nosso pioneirismo na valorização da biodiversidade local e compromisso em oferecer sempre o que há de melhor em matéria-prima e processos.
Benefícios Socioambientais
Além da geração de renda extra, a exploração sustentável do butiá traz outros benefícios relevantes:
- Estimula a preservação da espécie e dos ecossistemas associados, incluindo a fauna que se alimenta dos frutos.
- Promove o contato e sinergia entre empresas, sociedade e órgãos de pesquisa para construção de uma cadeia produtiva responsável e inclusiva.